O Departamento de Justiça dos EUA publicou nota oficial sobre as acusações que levaram as detenções de dirigentes da FIFA em Zurique nesta quinta-feira. O documento é intitulado "Nove dirigentes da FIFA e cinco executivos indiciados por extorsão e corrupção" e confirma que sete réus foram presos. Entre os detidos está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
De acordo com o jornal NY Times, a operação foi realizada durante a madrugada pela polícia suíça no luxuosoHOTEL Baur au Lac, nos Alpes, onde os dirigentes se reúnem para seu encontro anual. Os agentes recolheram as chaves na recepção e se dirigiram para os quartos para proceder com as detenções.
A nota afirma ainda que o americano Charles "Chuck" Blazer, ex-secretário-geral da CONCACAF e o brasileiro José Hawilla, dono da empresa de marketing esportivo Traffic, são réus que se declararam culpados. As prisões foram realizadas a partir de pedido da promotoria de Nova York, que investiga supostos subornos e comissões desde o início dos anos 90 até a atualidade. Os detidos estavam em umHOTEL e participaram do Congresso da Fifa, que elegeria, inclusive, o presidente da entidade, até esta sexta-feira.
Comentários