Com pão e mortadela, grupo ironiza protesto pró-Dilma na Capital

Pouco depois das 18h, horário marcado para o início do evento, dezenas de pessoas se reuniam na Praça Júlio de Castilhos, na Avenida Independência

Por: Kyane Vives
20/08/2015 - 20h28min | Atualizada em 20/08/2015 - 20h54min
Com pão e mortadela, grupo ironiza protesto pró-Dilma na Capital Lauro Alves/Agencia RBS
Manifestantes pediam o impeachment da presidente DilmaFoto: Lauro Alves / Agencia RBS
Ironizando manifestações pró-governo federal e em tom de humor, foi realizado nesta quinta-feira em Porto Alegre o primeiro "Mortadelaço". Segundo organizadores, o protesto é um contraponto ao chamado "Coxinhaço", mobilizado por manifestantes esquerdistas nos mesmos dias dos protestos anti-Dilma ocorridos neste ano (15 de março, 12 de abril e 16 de agosto). 

PT usa comerciais para convocar manifesto contra "ofensiva da direita"
Dilma recebe Angela Merkel no Palácio do Planalto
— Este é um protesto sobre protesto. Estamos alertando as pessoas para a importância de irmos às ruas por adesão voluntária, e não por incentivo do governo, como são os protestos do PT. Esse protesto se dirige contra qualquer partido que pague por militância. Com um pouco de zoeira, com toque de brincadeira, mas longe de ser discurso de ódio — disse um dos organizadores, que não quis se identificar.

 
Pão com mortadela foi entregue aos manifestantes
Foto: Lauro Alves/Agência RBS

Carolina Bahia: PGR deve apresentar denúncia contra Cunha na quinta
Pouco depois das 18h, horário marcado para o início do evento, dezenas de pessoas se reuniam na Praça Júlio de Castilhos, na Avenida Independência, no bairro Moinhos de Vento. Distribuindo cartazes e pão com mortadela para quem passasse pelo local, manifestantes entoavam cânticos contra o Partido dos Trabalhadores e pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
— Viemos demonstrar que estamos insatisfeitos. Não é porque eles ganharam a eleição que podem fazer o que bem entendem no governo. Estamos indignados. Tem que demonstrar o que está sentindo. Eu nunca votei no PT. Se tivessem fazendo um governo adequado, seria tudo legítimo. Mas não estão. É protestando que quem não concorda ganha voz — declarou a engenheira Liliane Mattos, que participava do protesto.

Aumento do desemprego e inflação me preocupam todo santo dia, diz Dilma
Segundo o publicitário Fábio Born, um dos organizadores do protesto, o evento foi criado no Facebook na segunda-feira, em tom de brincadeira, entre amigos, e teve como inspiração movimentos como La Banda Loka Liberal e Movimento Brasil Livre (MBL).
— Em forma de comédia, de alegria, estamos fazendo este protesto contra a presidente. Queríamos trazer as pessoas para a rua, por isso tivemos a ideia de montar esta manifestação — afirmou.
No mesmo momento, em Porto Alegre, acontecia o ato em apoio ao governo, na Esquina Democrática. Ao menos 32 cidades brasileiras receberam movimentosem defesa do governo federal ao longo do dia. Mais de 20 organizações participaram das ações, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Apesar do apoio ao trabalho da presidente, houve críticas a medidas adotadas pelo governo atual, como o ajuste fiscal.

Comentários