COMANDANTE CONFIRMA REAJUSTE DE 25% PARA MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS

O tão esperado reajuste salarial dos 655 mil militares das Forças Armadas ficou definido em 25% escalonados em quatro anos a partir de 2016. O anúncio foi feito pelo comandante do Exército, general Villas Bôas, antes mesmo do ministro da Defesa, Jaques Wagner. A pasta informou que só vai se pronunciar sobre o reajuste após a reunião com os comandantes da três forças, remarcada pela terceira vez — agora para o dia 26 de agosto — para definir como o percentual será distribuído.
“Essa questão de orçamento é tratada concretamente na área do Executivo. O que temos até o momento é o funcionalismo civil. E a definição que houve para os militares, e ainda não anunciada, é o aumento em 25% até 2019”, disse o general, no programa “Pergunte ao Comandante”, produzido pela instituição militar e publicado no YouTube.
O reajuste para os militares é maior do que a proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento aos servidores do Executivo de 21,3%, entre 2016 a 2019, conforme a coluna antecipou com exclusividade em 1º de agosto, após entrevistar o ministro Jaques Wagner. O funcionalismo do Executivo rejeitou o percentual e exige avanço na negociações para aumentar o índice. O governo também ofereceu aumento de até 41,7% no mesmo período para o Judiciário, que foi rechaçado .
ABAIXO DO ESPERADO
O general Villas Bôas afirmou que o reajuste conseguido está em um patamar bem aquém do que os comandantes pleiteavam. “Diante das dificuldades econômicas que o governo está vivendo, não podemos deixar de considerar que o percentual é um ganho, pelo menos em relação ao funcionalismo civil”, disse o comandante.
O índice também foi considerado inferior por Genivaldo da Silva, presidente da Associação dos Militares da Reserva Remunerada, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas (Amarp). Ele se mostrou pessimista quanto ao percentual: “Vai ser o pior aumento para as Forças Armadas. Vai dar, em média, 6,25% ao ano em um país que tem inflação chegando a 10%”.
NOVA FORMAÇÃO
Foi aprovado o Programa de Ética Profissional Militar do Exército Brasileiro a ser inserido nos conteúdos programáticos dos cursos de formação de oficiais e praças e dos programas padrão de instrução militar daqui em diante. A determinação foi assinada pelo Estado-Maior do Exército e publicada ontem no boletim da corporação.
DIREITOS HUMANOS
De acordo com o estipulado na Estratégia Nacional de Defesa, o Ministério da Defesa aprovou o documento que aponta as bases da formação militar. Nele, terá a ênfase na temática dos direitos humanos e as consequências de infrações e crimes praticados, de caráter permanente e obrigatório, a ser ministrado para todos os níveis hierárquicos.
MAIS VAGAS
Aumentou o número de sargentos que podem fazer o Curso Básico de Manutenção da Aviação do Exército. Agora são 60 alunos, ante os 20 matriculados. A mudança faz parte das alterações da Portaria nº 184-EME, de 2012, feitas pelo Departamento Geral do Pessoal (DGP), o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e o Comando Logístico (COLOG).
NOVOS CRITÉRIOS
O critério para participar também mudou. Agora, serão selecionados os 3º e 2º Sargentos não possuidores do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) de carreira com qualificação em Material Bélico/Mecânico Auto e Manutenção de Comunicações. Antes eram os da Aviação/Manutenção e 1º e 2º sargentos de Material Bélico e Mecânico de Manutenção de Armamento.
LISTA DE CLASSIFICADOS
Saiu ontem no Diário Oficial do estado a relação dos candidatos classificados para a segunda etapa do processo seletivo do programa Prata da Casa. Os escolhidos após análise de títulos e experiência profissional vão passar por um exame objetivo de Língua Portuguesa e Lógica no próximo dia 30. O início das provas é às 9h. Os candidatos devem se apresentar meia hora antes.
LOCAIS DE PROVA
Todas as informações sobre horário e local das provas podem ser conferidas na página www.pratadacasa.rj.gov.br. Os exames serão aplicados em diversos municípios, para permitir a participação de servidores residentes em todas as regiões do estado. Ao término de todo o processo seletivo, os 40 aprovados vão receber prêmio de R$ 3 mil. O resultado final deve sair em outubro.
NOVO ENDEREÇO
A Aliança, empresa credenciada para administrar os planos de saúde dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio, inaugura sua nova filial na próxima segunda-feira. Será na Avenida Nilo Peçanha 50, sala 310, Edifício de Paoli, Centro. Os telefones de contato são (21) 2532-5393, 2532-5681 ou 2532-553.
OPÇÕES DE EMPRESA
De acordo com a Secretaria de Planejamento, atualmente, os servidores podem optar por planos e seguros de saúde e odontológicos com preços diferenciados, abrangência regional e nacional, com e sem coparticipação. As operadoras são: Unimed-Rio, Golden Cross, Assim Saúde, SulAmérica, Amil e Bradesco.
PAGAMENTO — A Comissão de Trabalho e Serviço Público aprovou esta semana o Projeto de Lei Complementar 373/14, que estabelece que a despesa com folha de pagamento seja apurada a cada exercício financeiro, e não mais a cada quadrimestre, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Comentários