Bosch demonstra robô programado para matar, esmagar, destruir Por Carlos Cardoso em 26 de outubro de 2015

O primeiro mundo tem um problema agrícola sério, eles têm fazendas mas não trabalhadores. Mais e mais os jovens preferem morar e trabalhar nas cidades, e mesmo os mexicanos não dão conta nos EUA. Quando há trabalhadores suficientes, acabam saindo muito caro.
As grandes plantações já são altamente mecanizadas, hoje em dia a função do operador em uma colheitadeira é ligar a máquina no começo do dia e desligar no final, o GPS faz o resto, mas algumas coisas ainda são manuais.
Uma delas é no começo de determinadas culturas, como cenouras e batatas. Os brotos precisam ser tratados manualmente, os menos desenvolvidos arrancados, ervas daninhas eliminadas, herbicidas podem precisar ser aplicados. Isso depende de decisão humana. Ou dependia.
1-cr-21633
Deepfield Robotics, uma subsidiária da Bosch está pesquisando essa tecnologia faz tempo, e desenvolveu o Bonirob, uma plataforma de estudo que utiliza inteligência artificial, aprendizado e redes neurais. Os pesquisadores exibiram para o robô um número enorme de plantas saudáveis, doentes e ervas daninhas, ele aprendeu quais merecem viver e quais arrancar.
Se detecta uma erva daninha o Bonirob a esmaga com um Martelo Pneumático da Morte.
Em testes em cenourais (existe isso?) ele conseguiu 90% de acerto identificando ervas daninhas, uma média bem acima do que eu seria capaz. Com treinamento.
Aqui uma das versões do Bonirob em ação:
Se você é do MST, não se preocupe, os alemães estão sendo bem conservadores e projetam que essa tecnologia só vai mudar completamente a agricultura em 20 ou 30 anos.
Fonte: Popular Science.

Comentários