GENERAL COMANDANTE DA REGIÃO SUL DEFENDE MUDANÇA PROFUNDA NA POLÍTICA NACIONAL Em análise de conjuntura, Antônio Hamilton Martins Mourão critica duramente políticos e defende uma "luta patriótica".

POLITICA 19/10/2015 ÀS 21:01
GENERAL COMANDANTE DA REGIÃO SUL DEFENDE MUDANÇA PROFUNDA NA POLÍTICA NACIONAL
Em análise de conjuntura, Antônio Hamilton Martins Mourão critica duramente políticos e defende uma "luta patriótica".
Se até o momento os pedidos por intervenção militar pareciam restritos a grupos exóticos, sem qualquer ressonância entre oficiais militares da ativa e com poder real, a coisa muda bastante de figura com o pronunciamento do general Antônio Hamilton Martins Mourão. Para quem não sabe, o General comanda a Região Militar do Sul, que abrange os três estados da região. Sob comando de Mourão, três Divisões de Exército, duas Regiões Militares, oito Brigadas e 162 Organizações Militares, resultando num efetivo de cerca de 50 mil militares, ou seja, 1/4 do efetivo do Exército Brasileiro. É o maior efetivo militar do país.

Pois bem: é este General, com esta força militar disponível, que tece críticas ácidas aos políticos, afirma que "neste momento de crise, toda consciência autônoma, livre e de bons costumes precisa despertar para a luta patriótica". Mourão é duro. Para ele, não basta tirar Dilma Rousseff (PT) do poder. "A mera substituição da PR [Presidente da República] não trará uma mudança significativa no status quo", afirma. E completa: "a vantagem da mudança seria o descarte da incompetência, da má gestão e da corrupção".

A palestra de Mourão, a título de análise de conjuntura, foi realizada no último dia 17 de setembro, no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), em Porto Alegre.

QUEM É ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar do Sul, o General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO exercia o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro.

Ascendeu ao último posto em 31 de março de 2014.

Nascido em 15 de agosto de 1953, na cidade de Porto Alegre, é filho do General de Divisão ANTONIO HAMILTON MOURÃO e WANDA CORONEL MARTINS MOURÃO.

Incorporou às fileiras do Exército em 26 Fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – RJ, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 12 de dezembro de 1975.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, é possuidor dos Cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Salto Livre.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III e foi Adido Militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí - RS, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira - AM e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre - RS.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar - Grau Grande Oficial; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze; Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze; Cruz Militar ao Mérito Desportivo - VENEZUELA; Ordem do Mérito Estrela de Carabobo - VENEZUELA; Medalha das Nações Unidas - UNAVEM III e Medalha Marechal Osorio - O Legendário.

Comentários