MUNDO AMÉRICA LATINA Político da oposição é morto durante comício na VenezuelaMembros do partido Ação Democrática (AD) afirmam que o secretário-geral Luis Manuel Díaz levou um tiro disparado de um carro e atribuem o assassinato a chavistas 26/11/2015 às 08:36 - Atualizado em 26/11/2015 às 08:36

Manifestantes pedem a libertação do líder da oposição venezuelana Leopoldo López(Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
Um político opositor foi assassinado na noite desta quarta-feira na Venezuela durante um comício no interior do país, segundo a imprensa local. Luis Manuel Díaz, secretário-geral do partido Ação Democrática (AD), levou um tiro disparado de um carro por volta das 19h30 do horário local (22h de Brasília) em Altagracia de Orituco.
No comício para a eleição parlamentar de 6 de dezembro, que vai eleger 167 deputados, também estava Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, opositor condenado a 14 anos de prisão acusado de estimular violência durante as manifestações contra o governo.
LEIA TAMBÉM:
Membros do Ação Democrática atribuem o ataque a grupos armados ligados ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do governo chavista. Segundo eles, esse tipo de agressão contra militantes e candidatos da oposição vem crescendo.
No último domingo, o candidato opositor Miguel Pizarro denunciou que um grupo de encapuzados que, segundo ele, vestiam uma indumentária com referências ao chavismo, atiraram para o alto para impedir a passagem de um grupo de opositores que fazia campanha eleitoral em um setor popular no leste de Caracas.
O presidente do Parlamento da Venezuela, Diosdado Cabello, disse na televisão que as denúncias da oposição são "montagens" e que virou "moda" atribuir ataques ao chavismo.
A União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que mantém uma missão de observadores na Venezuela, condenou de forma "enérgica" a morte do político. Em comunicado, a instituição classificou o caso como "lamentável" e condenou todo tipo de violência que "possa afetar o desenvolvimento normal do processo eleitoral".
(Da redação)

Comentários