Chega ao fim burocracia para ter cidadania italiana

a ótima notícia está vindo para todos descendentes de italianos, visto agora que o processo para tirar a cidadania italiana irá perder sua burocracia, facilitando a legalização e aprovação para quem busca.
Em 1961, o Brasil em conjunto com diversos países, inclusive Itália, assinaram o Pacto de Haia, um pacto que todos os países assinantes, tivessem seus documentos civis reconhecidos automaticamente. Feito há mais de 50 anos, o pacto continua em vigor, apesar do Brasil só aceitar sua adesão em outubro desse ano.
Porém, ainda existem motivos para aguardarmos um pouco mais, visto que o Pacto apenas foi ratificado em junho desse ano, e ainda alguns processos precisam ser aceitos e realizados para que o mesmo seja válido. Entre os processos, o pior é a questão de que os países precisam aceitar a retificação do Brasil, o que demora no máximo um tempo de 8 meses.
A deputada Renata Bueno que está  na frente dessa batalha na câmara, informou que alguns processos são meras formalidades e que um grande passo já foi dado. Confiar o vídeo abaixo que a deputada explica a situação do pacto.

Em entrevista a seu próprio site, a deputada exclamou: “Pessoalmente, e em nome de toda a comunidade italiana, deixo os meus agradecimentos a todos os que colaboraram para retomar esta antiga batalha, os parlamentares do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, o meu pai deputado Rubens Bueno, que me acompanhou em minha última reunião, o Embaixador Pedro Borio, que foi o primeiro a nos receber, o presidente do congresso, Renan Calheiros e o relator Antonio Anastasia, que deram aprovação à ratificação mediante nossa solicitação, e todos os já mencionados interlocutores, que me receberam com muita atenção e que demonstraram grande interesse na causa (…) podemos já nós considerar satisfeitos porque mais do que metade do caminho está feito. De fato, a aprovação da adesão do Brasil pelos outros países signatários é mera formalidade”.
Para mais informações, acesse o link da matéria AQUI

Comentários